V Domingo do Tempo Comum

Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflecte sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas é um projecto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.
Na primeira leitura, um crente chamado Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.
No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.
A segunda leitura sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua acção e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

LEITURA I - Job 7,1-4.6-7
LEITURA II - 1 Cor 9,16-19.22-23
EVANGELHO - Mc 1,29-39

CELEBRAR CANTANDO

Entrada - Capelas e Carvide - Vinde e prostremo-nos (laud. 867)
Vieira - Recordamos ó Deus (laud.717)
Salmo - Capelas e Carvide - Louvai o Senhor que salva os corações atribulados
Vieira - O senhor é Rei num trono de Luz ( laud.591)
Ofertório - Capelas e Carvide - Ensina-me a viver (folha)
Vieira - Maria queremos Amar-te ( folha)
Comunhão - Capelas e Carvide - Vinde a Mim vós todos (laud. 862)
Vieira - Via de Amor
Pós- Comunhão - Capelas e Carvide - Tudo posso (laud. 830)
Vieira - Avé Maria (Mãe dos pobres...) folha
Final - Capelas e Carvide - Cristo quer a tua ajuda ( laud. 252)
Vieira - Mãezinha do Céu -( Cantemos todos - 564)

IV Domingo do tempo comum

A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum garante-nos que Deus não se conforma com os projectos de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projecto de liberdade e de vida plena.
A primeira leitura propõe-nos – a partir da figura de Moisés – uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresenta-lhes, de forma bem perceptível, as suas propostas.
O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projecto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua acção, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.
A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.


LEITURA I – Deut 18,15-20
LEITURA II - 1 Cor 7,32-35
EVANGELHO - Mc 1,21-28

CELEBRAR CANTANDO

Entrada - Já se ouvem nossos passos
Salmo - se hoje ouvirdes a voz do senhor
Ofertório - Dar mais(Vieira) Ao Teu altar (Carvide e Moinhos)
Comunhão - Bem-aventurados os que têm fome e sede ( laud.128)
Pós-Comunhão - Hoje se escutardes (laud.426)
Final - Eu irei cantar pelo mundo
Mais um momento do concerto de Natal 2011, com os coros de Carvide, Vieira e Moinhos



Pequeno apontamento do 1º concerto de Natal com os coros de Carvide, Vieira e Moinhos

lll Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda, uma vez mais, que Deus ama cada homem e cada mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus.
A primeira leitura diz-nos – através da história do envio do profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive – que Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação. A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus.
No Evangelho aparece o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Marcos avisa, contudo, que a entrada para a comunidade do Reino pressupõe um caminho de “conversão” e de adesão a Jesus e ao Evangelho.
A segunda leitura convida o cristão a ter consciência de que “o tempo é breve” – isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. Deus convida cada cristão, em marcha pela história, a viver de olhos postos no mundo futuro – quer dizer, a dar prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do “Reino”.

LEITURA l - Jonas 3,1-5.10
LEITURA II - 1 Cor 7,29-31
EVANGELHO - Mc 1,14-20

CELEBRAR CANTANDO

Entrada - Cantai ao Senhor um cântico Novo (laud.203)

Salmo - Ensinai-me Senhor os vossos caminhos

Ofertório - Senhor Tu és a Luz (laud.779)

Comunhão - Caminhando Jesus (laud.192)

Pós-Comunhão - Senhor tu me chamaste (folha)

Final - É preciso renascer



ll Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.
A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel. O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome. Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.
L
LEITURA I - Sam 3,,3b-10.19
LEITURA II - 1 Cor 6,13c-15a.17-20
EVANGELHO - Jo I,35-42


CELEBRAR CANTANDO

Entrada - Toda a terra Vos adore Senhor (laud.813)

SAlmo - Eu venho Senhor...

Ofertório - O templo de Deus é Santo (laud.617)

Comunhão - Preparais a mesa (laud.682)

Pós- Comunhão - Diz-me onde moras Rabi

Final - Cristo Jesus Tu me chamaste. ( laud.248)