Catequese Paroquial

1- A catequese é o esforço que é feito pela comunidade cristã no sentido de ajudar todos aqueles que queiram aproximar-se de Deus revelado por Jesus Cristo, o Messias, e melhor conhecer a sua mensagem salvífica.

2- Esta tarefa é de toda a comunidade cristã. Pais, padrinhos, catequistas, pároco, outros cristãos, todos têm a sua missão a desempenhar no processo catequético.

3- Os pais são os primeiros catequistas que devem transmitir a fé aos seus filhos como o leite materno. São eles, porque só eles é que o podem fazer e só por isso é que se justifica a recepção do baptismo em criança.

4- Os padrinhos são os catequistas 'oficiais' de cada catequizando, pois foi essa a missão e nada mais, que assumiram no dia do baptismo dos seus afilhados. Se eles se demitem da responsabilidade directa desse trabalho não o podem fazer em relação à vivência e testemunho cristão.

5- A catequese é essencialmente a introdução na vida da comunidade. Logo, não há catequese sem a participação das crianças nos actos da comunidade.

6- O acto da comunidade que é fundamental e que exige a participação dos catequizandos é a reunião dominical da comunidade (missa). Sem a missa não há catequese.

7- Sem uma frequência mínima cumulativamente de dois terços das sessões dadas da catequese e da participação da missa não pode o catequizando transitar de ano.

8- Os pais dos catequizandos ou os padrinhos, ou quem assumir a função de encarregado de educação referente à catequese deve justificar, por escrito, as faltas que os referidos catequizandos dêem à catequese e/ou à missa.

9- A missão de ensinar as fórmulas do catecismo, que são dados adquiridos da vida crstã, é da obrigação dos pais ou responsáveis de educação, pois subentende-se que são elementos familiares e postos em prática no ambiente familiar. Os catequistas têm o dever de as explicar e de as celebrar, não de as ensinar.

10- Os encarregados de educação devem contribuir nas despesas realizadas com a catequese.

11- Só pode frequentar a catequese quem professar a fé católica ou dela queira ter melhor conhecimento, submetendo-se na íntegra a todas as exigências metodológicas, pedagógicas ou outras.

12- Na catequese são toleradas e aceites em discussão todas as opiniões, ideias ou sugestões desde que elas não tornem inviável a verdade da fé.

13- Não são toleradas faltas de educação, nem para com o catequista, nem para com outras pessoas. A boa educação entende-se já assumida e sem o mínimo dela não se pode permitir a frequência na catequese seja de quem for.

14- Todos os catequizandos têm de ter o catecismo e outros materiais essenciais para a sessão da catequese, conforme as orientações do catequista.

15- Se, por ventura, um catequizando causar danos a um material não próprio é da sua responsabilidade reparar esse dano.

16-A responsabilidade de orientar a catequese é dos catequistas.

17. O Pároco, por nomeação do Bispo diocesano, é coordenador geral e reponsável máximo da organização e realização da catequese. As suas decisões e orientações são válidas enquanto assumir esse múnus.

1 comentário: