10º Domingo do Tempo Comum

Neste 10º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus leva-nos a meditar sobre a nossa resposta de vida ao projecto de Deus para nós, na liberdade de optar pelo bem e pelo mal.


O Evangelho centra o nosso olhar na pessoa de Jesus, que os seus conterrâneos, entre eles tantos familiares, não aceitaram como enviado de Deus e não perceberam, até se opuseram, à vontade de Deus revelada em Jesus. Na caminhada da fé, cada um é livre de optar: ou ficar pelos dispersos sentidos de vida, ou permanecer na única família de Jesus, de «quem quiser fazer a vontade de Deus».

A segunda leitura realça que, para o cristão, viver só faz sentido na certeza da ressurreição, na caminhada de vida interior que se renova dia a dia em perspcetiva da etermidade.

Neste horizonte neo-testamentário, meditemos em particular a primeira leitura que nos mostra, recorrendo à história mítica de Adão e Eva, o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.

Leitura I - Gen3,9-15
Leitura II - Cor 4,13-5-1
Evangelho - Mc 3,20-35


CELEBRAR CANTANDO

Entrada - O Senhor é a minha luz e salvação  (lad.590)
Salmo - Junto do Senhor, a misericórdia
Ofertório - Senhor são muitos os nossos pecados  (laud.774)
Comunhão - Quem fizer a vontade de Meu Pai   (laud.707)
Pós - Comunhão - Deus de Amor ( v.c)
Final - Eu irei cantar pelo mundo





Sem comentários:

Enviar um comentário