III DOMINGO DO ADVENTO

O tema deste 3º Domingo pode girar à volta da pergunta: “e nós, que devemos fazer?” Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus.
O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e de imoralidade e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos. O Evangelho avisa-nos, ainda, que o cristão é “baptizado no Espírito”, recebe de Deus vida nova e tem de viver de acordo com essa dinâmica.
A primeira leitura sugere que, no início, no meio e no fim desse “caminho de conversão”, espera-nos o Deus que nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, mas provoca a conversão, transforma-nos e renova-nos. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho connosco.
A segunda leitura insiste nas atitudes correctas que devem marcar a vida de todos os que querem acolher o Senhor: alegria, bondade, oração.

LEITURA I - Sof 3,14-18a
LEITURA II - Filipe 4-7
EVANGELHO - Luc 3,10-18


CELEBRAR CANTANDO

ENTRADA - Alegre-se o coração  ( Laud. 142)
SALMO - Povo de Senhor exulta de alegria
OFERTÓRIO - Filha de Sião canta com Júbilo  ( Laud. 925)
COMUNHÃO - Vinde a Mim - ( Laud. 862)
PÓS - COMUNHÃO - Alegrai-vos sempre no Senhor ( Laud. 45)
FINAL - Nossa Alegria  ( Laud. 542)

Sem comentários:

Enviar um comentário