X DOMINGO DO TEMPO COMUM

A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste domingo, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação.

A primeira leitura apresenta-nos a figura da mulher de Sarepta, que significa a perda da esperança e o sentimento de derrota e de procura de um culpado, e a figura do profeta Elias, que acredita no Deus da vida, que não abandona o homem ao poder da morte, ressuscitando o filho da viúva.

No  Evangelho,  temos  a  revelação  de  Deus  expressa  na  atitude  de  piedade  e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.

Na segunda leitura, acolhemos a absoluta gratuidade da conversão de Paulo, para quem o Evangelho é uma força vital e criadora, que produz o que anuncia; a sua força é Deus. É uma força vital, uma dinâmica profética que ele recebeu directamente de Deus.

 LEITURA I - 1 Reis 17,17-24
LEITURA II - Gal 1,11-19
EVANGELHO - Lc 7,11-17


CELEBRAR CANTANDO

Entrada - O Senhor é minha luz e salvação   (590)
Salmo - Louvar-vos ei Senhor porque me dsalvaste
Ofertório - Ao nosso encontro vieste   (157)
Comunhão - Eu vim para que tenham vida   (382)
Pós-Comunhão - Vinde a Mim vós todos   (862)
Final - Povos da terra louvai (1116)

Sem comentários:

Enviar um comentário